segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval


Significado da Palavra "Carnaval".
Sabia que a palavra Carnaval vem do latim “carne levare” que significa “abstenção de carne”? A expressão originalmente se referia à tradição da igreja Católica instituida no século XI da Quaresma, um período de 40 dias de privações que se iniciava na Quarta-feira de Cinzas e terminava na Páscoa. Uma idéia interessante, certamente com boas intenções. Entretanto, a chegada do período de privações acabou incentivando a entrega aos prazeres da carne no período que antecedia esses dias de abstenção. Logo começou a nascer o espírito do nosso “Carnaval”. - por Dennis Downing.
Origens do "Rei Momo"
Sabia que o “rei Momo”, personagem da mitologia grega, era filho do sono e da noite, e, de acordo com a lenda, foi expulso do Olimpo por ridicularizar os outros deuses? Imagine como o verdadeiro Deus se sente nos dias do nosso Carnaval. -
Para que serve aquelas máscaras?
Já pensou sobre aquelas máscaras do Carnaval? O que talvez para alguns seja um adereço alegre para mim parece algo sinistro. Por que máscaras? Para que encobrir? Ocultar o que? O que se tem a ganhar com isso? Quem tem a ganhar com isso? Aí, me lembro de quem encobre, esconde e finalmente engana. É o pai de tudo isso. É a arte, a profissão dele. É o pai da mentira. 
Bono Vox e Carnaval
Bono Vox, o vocalista da banda irlandesa U2 se encantou com o carnaval da Bahia. Impressionado com a mistura de ricos e pobres, jovens e velhos, ele declarou sua impressão pessoal de que o carnaval é "como se fosse um grande festival, uma religião que se estende até a Páscoa." Que bom que o artista aprecia a religião do Carnaval. Talvez ele queira voltar daqui a nove meses para conhecer os “filhos” do grande festival de fraternidade e amor. As mães das crianças devem estar presentes, mas, só o deus do Carnaval sabe onde estarão os pais.
É verdade que o que acontece durante Carnaval pode ser comparado a uma religião. Há muita celebração. Os seguidores gastam milhões para seu deus. Há muito zelo e sacrifício para não perder um momento do festival. Mas, quem será que está sendo adorado? Rom 1:24-25; 2 Tim 2:3-5; 1 Pedro 4:1-5; 1 João 2:15-16 
Por que tanto medo?
Passando numa avenida da cidade durante Carnaval, notei que as concessionárias de carros haviam afastado todos os carros da rua. Muitas lojas contratam seguranças e tomam medidas extras para se proteger. Se Carnaval é, como o governo e a sociedade proclamam, um evento cultural tão valiosa, por que há tanto medo durante esta época? 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

OI! DEIXE SEU COMENTÁRIO...